O que são facetas de porcelana?

As facetas de porcelana podem transformar um sorriso em apenas duas visitas ao dentista. Podem ser feitas à mão por um técnico de laboratório ou confeccionadas de forma digital usando a tecnologia CAD-CAM aonde o dentista que tem um scanner intra-oral capta a forma dos dentes em 3D e depois faz o design da faceta de porcelana no computador e confecciona essa faceta em um torno computadorizado. Independente da forma de confecção as facetas quando são projetadas de forma correta irão transformar completamente sorriso do paciente, e podem mudar uma vida!

Como funcionam?

As facetas de porcelana podem mascarar dentes manchados, lascados, com pequenas alterações de forma e posição na área do sorriso. As facetas de porcelana também podem fechar espaços entre os dentes chamados de diastemas e cobrir dentes deformados. Eles mudam a aparência de um sorriso, alterando a cor, a forma, o tamanho e a aparência geral dos dentes. Pacientes odontológicos em todo o mundo experimentaram maior confiança e sucesso através de reabilitações estéticas de sorriso com facetas de porcelana.

Porquê escolher as facetas de porcelana para transformar o seu sorriso?

Um sorriso mais branco, com integração facial e mais estético pode fazer com que um paciente pareça ser mais jovem e aumentar a sua autoconfiança. Muitos pacientes escolhem facetas de porcelana ao invés de aparelhos ortodônticos quando a necessidade de movimentação dos dentes é pequena.

Qual a diferença de coroas e facetas de porcelana?

As coroas de porcelana ou coroas de jaqueta em porcelana requerem uma redução dentária maior que as facetas porque revestem todo o dente enquanto as facetas de porcelana revestem apenas a porções frontal dos dentes.

As facetas de porcelana proporcionam uma mudança instantânea do sorriso.

Como as facetas são finas e permitem que a luz reflita a partir da dentição subjacente natural, eles ficam completamente naturais.

Como as facetas de porcelana são aplicadas?

O dentista fará inicialmente uma avaliação das características faciais usando uma técnica chamada Digital Smile Design, discutirá seu sorriso ideal e fará uma escultura inicial do sorriso que poderá ser de forma analógica com cera ou de forma digital no computador usando um software específico como por exemplo o Nemo Smile Design 3D da empresa Espanhola Nemotec. Essa escultura é testada no sorriso do paciente com uma técnica chamada Mockup e o paciente tem a oportunidade de se ver com o novo sorriso antes de começar a fazer o tratamento.

Qual a diferença de facetas e lentes de contato dental?

As facetas de porcelana são finas, porém quando a sua espessura fica entre 0,3mm a 0,5mm são chamadas de lentes de contato dental. A anestesia será administrada antes da redução do dente para garantir o seu conforto ideal. Uma vez que as facetas de porcelana estão prontas, o dentista irá fixa-las com um cimento resinoso sobre os dentes do paciente. Os cimentos atuais são muito eficientes gerando muita segurança para os pacientes durante anos.

As facetas de porcelana podem cair?

A maioria dos tratamentos com facetas de porcelana, quando é bem executado, é permanente e não pode ser revertida. Para remover uma faceta o dentista tem que corta-la. Candidatos para facetas de porcelana devem ter boa oclusão, bem como dentes e gengivas saudáveis. Os pacientes não devem mastigar substâncias duras, como gelo, roer a unha de forma habitual, abrir embalagens com os dentes ou outro hábito que pode não só danificar a faceta como quebrar ou desgastar um dente natural. Higiene oral adequada e consultas semestrais de revisão e limpeza também são importantes para a longevidade.


  Receba novidades do meu blog