O que  é Placa de Bruxismo?

A Placa de bruxismo também conhecida como placa de mordida de Michigan. É uma placa de acrílico duro e transparente que cobre todos os dentes superiores e possui contatos oclusais uniformes e simultâneos com os dentes inferiores.

Quando a Placa de Bruxismo foi Inventada?
A placa de bruxismo foi desenvolvida na década de 1950 nos Estados Unidos na Universidade de Michigan.

A Placa de Bruxismo pode ser fabricada de duas formas:


Forma Analógica

O Cirurgião Dentista faz uma moldagem da arcada superior e inferior do paciente com material de moldagem de precisão porque é fundamental para a qualidade de adaptação da placa miorelaxante . Deve ser feito um registro das arcadas com um dispositivo chamado JIG porque viabiliza com que a mandíbula seja levada para uma posição maxilo mandibular, chamada de relação cêntrica. Depois os modelos são montados em um articulador semi ajustável e a placa de bruxismo é encerada assim com prensada em um laboratório.

Forma Digital

É a técnica mais moderna porque é processada por meio de um design feito no computador e impressa em uma impressora 3D de alta precisão. Na placa são esculpidas rampas na região dos caninos e incisivos superiores para proporcionar deslizes naturais de mandíbula afastando os dentes posteriores durante esses movimentos. Isso protege os dentes de desgastes desnecessários e de possíveis contatos indesejados em interferências causadas por mau posicionamento dentário.

A placa de Michigan deve ser confeccionada com o paciente em relação Cêntrica maxilo mandibular e deve ter uma elevação oclusal de 2 a 3 mm.

Quais as indicações da placa de bruxismo?

Para controlar hiperfunção dos músculos da mastigação;
Alterações patológicas da ATM (mioartropatias);
Para controlar o bruxismo;Como proteção de facetas de porcelana ou lentes de contato dental quando a guia anterior é alterada ou quando o paciente apresentar apertamento noturno.
Como as mudanças na posição mandibular influenciam o sistema neuromuscular, especialmente o comprimento dos músculos, a atividade muscular é fortemente reduzida pelo uso de uma placa de Michigan.


  Receba novidades do meu blog